Skip to main content

Coloque Jesus no Centro da sua vida

Enquanto muitos se desesperam e se afligem por conta dos desafios da vida, somos convidados, cheios do Espírito Santo, a colocar Jesus no centro de cada situação. Isso significa colocá-Lo como Senhor de tudo o que acontece, com confiança de que Ele nos apresenta ao Pai e cuida de nós. 

Essa atitude exige uma mudança de postura que vai muito além de práticas espirituais, mas exige um estilo de vida. Muito se fala sobre “Deus estar no comando”, porém, nem sempre se estabelece uma vida que caminhe de acordo com a vontade divina. Por isso, é preciso refletir se Jesus está, de fato, no centro da minha vida!

Jesus no centro da oração 

Uma das passagens mais conhecidas do Evangelho conta a visita de Jesus à casa de Lázaro. Na ocasião, no qual suas irmãs, Marta e Maria, acolheram o Mestre. Porém, Marta se esforçava para acolher Jesus, dando-lhe o melhor, no entanto não lhe dava o “centro”. 

“Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mu­lher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.* 39.Tinha uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40.Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. 41.Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42.no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.” (Lc 10, 38-42) 

Quando falamos de centro da vida, falamos de alma, de decisões, de sentimentos, de escolhas. Maria havia deixado tudo o que estava ao seu redor para se recolher aos pés do Mestre, no centro da oração. 

É impossível ter Jesus no centro da vida sem encontrá-Lo diariamente na oração, como fez Maria: sentou-se diante do Senhor para ouvi–Lo e amá-Lo com sua presença. 

Não apenas estar com o Senhor, mas obedecê-Lo

Há uma outra passagem das Escrituras que muito nos ensina sobre uma vida sob o senhorio de Jesus. É a passagem que Pedro interpela o Senhor quanto ao seu sofrimento na Cruz. 

“Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. 22.Pedro, então, começou a interpelá-lo e protes­tar nestes termos: “Que Deus não permita isso, Senhor! Isso não te acontecerá!”. 23.Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: “Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!”. (Mt 16, 21-23) 

Enquanto Jesus proclamava sua Paixão, Pedro chamou a atenção do Mestre para impedi-lo. Contudo, o Senhor repele os impulsos do apóstolo, com dureza: “Afasta-te de mim, Satanás! (…) Teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens.” (Cf. Mt 16, 23). 

Pedro era um dos apóstolos mais próximos do Senhor, porém seus pensamentos não estavam em consonância com os de Jesus. Portanto, é preciso buscar constantemente estar em comunhão com o Mestre, também através dos estudos, das leituras espirituais, nas formações e cursos promovidos pela RCCBRASIL. Desse modo, os nossos pensamentos vão entrando em comunhão com a Moção Profética que o Senhor nos deu como Movimento. 

Nossa mentalidade costuma inclinar-se com mais facilidade para aquilo que apetece os sentidos. Sendo assim, não podemos ceder! É preciso esforçar-se pela unidade com os irmãos, a vida interior e a formação da mentalidade.

O Senhorio de Jesus no Grupo de Oração 

Uma graça que temos como Movimento é a comunhão de vida com os irmãos no Grupo de Oração. Como nos promete o Senhor, quando estamos unidos em Seu nome, Ele está no meio de nós. Desse modo, quando somos fiéis às nossas reuniões de Oração, ao serviço e à missão,  temos a convicção de que estamos sob o senhorio de Jesus. 

Com o auxílio dos nossos coordenadores, vamos discernir a vontade de Deus e buscar juntos a  fidelidade ao Seu Projeto de Amor. A cada escuta da Palavra, momento de derramamento do Espírito Santo, podemos tocar na Graça de Pentecostes que nos fortalece. 

Colocar Jesus no centro é priorizar o Grupo de Oração, instrumento do próprio Deus para a conversão e crescimento na vida no Espírito. Seja fiel ao caminho que o Senhor nos propõe e você viverá sob o senhorio de Cristo.  

Aprenda a motivar seu Grupo de Oração à fidelidade e ao crescimento. Leia também Grupo de Oração: Como motivar em 4 passos